Contornos - Educação e Pesquisa: O que fazer quando não se sabe o ano da publicação? Citações e referências

19 junho 2017

O que fazer quando não se sabe o ano da publicação? Citações e referências


O ano da publicação é uma informação imprescindível para a referência de qualquer material. A ABNT 6023 (2002) coloca deve sempre haver uma indicação de ano da publicação, ainda que aproximada. Pode ser também o ano da distribuição, da impressão, da patente ou outra data significativa para a obra. Nesses casos, especificar. Se a data não puder ser determinada, em último caso, inserir uma data aproximada entre colchetes, como nos exemplos a seguir:

  • [1965?] - data provável
  • [1973] - quando se sabe que é desse ano, mas não está indicado no item
  • [1982 ou 1983] - um ano ou outro
  • [entre 1906 e 1912] - utilizar somente intervalos menores de 20 anos
  • [195-] - quando se sabe que é dessa década, mas não está indicado no item
  • [195-?] - década provável
  • [18--] quando se sabe que é desse século, mas não está indicado no item
  • [18--?] - século provável

O mesmo é aplicado quando se tratam de referências publicadas em meio virtual. Os números em colchetes vão assim também na referência dentro texto no sistema autor-data. Por exemplo, (ALECRIM, [2012?]) ou  OLIVEIRA ([200-]). Não é usual e deve ser evitado. O sistema é uma alternativa para que de alguma forma haja informação sobre a obra no tempo, no entanto, é para ser utilizado somente se não foi possível obter mais informações e após pesquisa sobre a origem da referência.

Dúvidas? Envie nos comentários.

Referência:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Foto por Kikabu - https://www.flickr.com/photos/28778836@N08/

22 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO, FOI DE GRANDE AJUDA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Devo colocar o ano da primeira publicação ou o ano da publicação que li caso o livro tenha mais de uma tiragem?

    ResponderEliminar
  3. obrigado, ajudou bastante. Mas como faço para inserir a data na referência no fim do texto? Devo colocar entre colchetes da mesma forma?

    ResponderEliminar
  4. No caso de citação de um artigo, eu devo colocar o ano em que foi acessado ou o ano que foi publicado e se esse ano for desse tipo: 2016-2017, como escrevo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre o ano da publicação. A data do acesso vai junto do endereço, no formato "Disponível em: . Acesso em: data."

      Eliminar
  5. Como fazer a citação de referências quando se sabe que é desse ano, mas não está indicado no item

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Quando uma obra é publicada em um ano (ex.:2001), mas eu só tenho acesso a uma segunda edição publicada em outro ano (ex.: 2003), eu devo referenciá-la com a data da edição à qual acessei, correto? E quando essa edição à qual acessei (a segunda, no exemplo), tiver mais de uma reimpressão (ex.: 2º edição em 2003 - 1º Reimpressão em 2004 - 2º Reimpressão em 2005)? Eu mantenho a data da edição a qual tive acesso ou insiro a data da reimpressão, caso eu tenha, por exemplo, lido a 3º Reimpressão da 2º Edição da Obra? Não encontro essa informação em lugar nenhum e ninguém sabe me responder... Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O ideal é sempre o ano da obra que você tem em mãos, veja como está na ficha catalográfica do livro e essa será a sua referência. De maneira geral, o que mais interessa é a edição. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  7. Olá! Li um artigo traduzido publicado em uma revista brasileira. Devo colocar o ano de publicação dessa tradução ou da publicação original? Está difícil encontrar informação de como referenciar um artigo traduzido e publicado em uma revista que não era a original e também não sei qual ano colocar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. A sua referência é a obra que você realmente consultou, ou seja, a da versão traduzida.

      Eliminar
  8. Boa noite. Quando há a informação de que a publicação foi em 2001 e a reimpressão em 2003, qual o ano devo usar quando for citar a obra? (ambas as informações estão contidas na obra que tive acesso.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Importante essa pergunta. No caso, o ano da edição é mais informativo para o corpo do texto, mas nas referências completas no final do trabalho você pode também informar que foi uma reimpressão.

      Eliminar
  9. obrigado pelo seu post. pode me informar onde na 6023 ou na 10520 há a sugestão (já que claramente não é indicado) da transcrição dos colchetes na chamada autor-data? qual é sua interpretação das referidas normas que lhe fazem sugerir essa medida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Na NBR 6023 existe a indicação "8.6.2 Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes". Não há indicação sobre o uso dos colchetes na referência dentro do texto, porém acredito que siga a mesma ideia, para diferenciar de quando a data é precisa. Espero ter ajudado.

      Eliminar

Obrigada pelo contato!