Contornos - Educação e Pesquisa: Como montar referências de filmes e vídeos

14 novembro 2012

Como montar referências de filmes e vídeos

Filmes e vídeos também podem ser fontes de informação para trabalhos acadêmicos. Para a NBR 6023 (2002), filmes e vídeos constituem a categoria "Imagens em movimento", cujos elementos essenciais são: título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte.

Elementos essenciais da referência: título, indicação de responsabilidade (diretor, produtor), local, produtora, duração, ano e tipo de suporte.

Elementos complementares: outras indicações de responsabilidade (coordenação, intérpretes, roteiro, música), indicação de som (tipo de som), de cor e informações consideradas relevantes.



"Fórmula"

TÍTULO do Filme. Indicação de responsabilidade. Outras indicações de responsabilidade. Local: Produtora, ano. Duração em minutos, sistema de reprodução, indicação de som (legenda ou dublagem), indicação de cor, largura em milímetros.

Exemplo de referência de filme cinematográfico:

INVENÇÃO da Infância, A. Direção: Liliana Sulzbach. M. Schmiedt Produçõe.s Porto Alegre – RS, 2000. 26 min. Son, Color, Formato: 16 mm.

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles. Produção: Martire de Clemont-Tonnere e Arthur Cohn. [S.l.]: Le Studio Canal, 1998. 1 bobina cinematográfica.

Também pode ser mais completa:

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clemont-Tonnere e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pera; Vinícius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachteergaele e outros. Roteiro: Marcos Berrnstein; João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica (106min), son., color., 35mm.
Exemplo de referência de filme em DVD:

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward Ward; James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117MIN), Color. Produzido por Warner Video Home. 



Vídeos do You Tube


A ABNT ainda não fala nada sobre eles, mas podemos fazer algumas adaptações ao formato. A minha sugestão é esta:

TÍTULO do Filme. Indicação de responsabilidade. Outras indicações de responsabilidade. Local: Produtora, ano. Duração em minutos. Disponível em: endereço do site. Acesso em: nov. 2012.

Exemplo:
CRIANÇA a Alma do Negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. Documentário, 49'05". Disponível em: endereço do site . Acesso em novembro de 2012.

Caso você não encontre maiores informações sobre o vídeo, procure explicar resumidamente do que se trata ou quem fala. Por exemplo:

CRIANÇAS Terceirizadas. Entrevista com José Martins Filho. 15'13". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=w1CvvDWkd_0>. Acesso em novembro de 2012.

Fique à vontade para enviar a sua dúvida, sugestão ou correção. ;)

17 comentários:

  1. Tenho uma dívida relacionada aos direitos de uso, posso citar vídeos em trabalhos acadêmicos mesmo não tendo o selo Creative Commons ou ele é necessário? tenho que citar a licença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Geisson
      Você pode citar sem problemas. Só haveria problema com copyright se você utilizasse o vídeo na íntegra com fins lucrativos e/ou o reproduzisse sem autorização. Abs.

      Eliminar
  2. Olá, tenho uma dúvidasobre o item "local". Seria o local da produtora/distribuidora ou seria o(s) local(is) de filmagem (conforme aparece no verso do DVD e no trailer)? Obrigada, Babi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É o local da produtora. Por exemplo, um filme pode ter sido gravado na África, mas se foi produzido por uma produtora do Canadá, o local é Canadá. Abs.

      Eliminar
  3. Como fazer a citação de filme dentro do texto? Seria (SPELLBOUND, 1945) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, usa-se o padrão de entrada autor-data, da mesma forma como nas outras citações.

      Eliminar
    2. Olá! Coloco como autor data o diretor do filme?

      Eliminar
  4. Olá! Preciso citar uma entrevista do ex-presidente Collor concedida ao portal Uol e não sei como fazer. Não imagino como isso vai no corpo do texto, tampouco nas referências finais.

    No corpo do texto seria (Collor, 2015), ou o nome do portal (UOL, 2015)?
    Já nas referências finais nem consigo dar exemplo...

    Pode me ajudar? Lhe agradeço muito desde já!

    O link da entrevista é este:
    http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/integra-da-entrevista-com-fernando-collor-0402CC1A3472C4B15326?types=A&

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Wander. Se você vai citar uma fala do próprio Collor, fica (COLLOR, 2015) e nas referências no final do texto (e/ou em nota de rodapé) você vai tratar da mesma forma que uma publicação de jornal:

      "Fórmula": AUTOR. Título do artigo. Título do jornal/revista {em negrito}, data. Dados de acesso.

      COLLOR*, Fernando. Íntegra da entrevista com Fernando Collor. UOL Mais {em negrito}, 23/09/2015. Disponível em: . Acesso em: dia/mês/ano.

      *Ele tem outro sobrenome no final, mas considerando que esse é o sobrenome pelo qual ele é mais conhecido, pode deixar assim.

      Caso você citasse a fala do entrevistador, seria melhor se referir diretamente ao UOL, visto que é a entidade que promove a entrevista.
      Abs

      Eliminar
    2. Muito obrigado, Vanessa! Parabéns pelo seu trabalho. Me ajudou muito. Grande abraço!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Excelente explicativo! Foi de grande ajuda no meu projeto, que inclusive contém este artigo nas referências ;)

    ResponderEliminar
  7. Estou escrevendo um livro, ai se por exemplo existir uma situação em que um personagem fala uma frase que é característica de um filme, como 'que a força esteja com você' ou 'i see dead people', teria algum problema em se usar essa frase ou seria necessária uma citação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a frase não é criada pelo autor, sempre é melhor deixar clara a origem. Até porque não são todas as pessoas que conhecem essas referências. O que para nós é óbvio, para outros pode não ser. A indicação pode ser em nota de rodapé. :)

      Eliminar
  8. Excelente site. Me auxiliou bastante. É claro e descomplicado.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo contato!