Contornos - Pesquisa e Gestão de Conteúdo: Como referenciar figuras e imagens

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como referenciar figuras e imagens

Quando utilizamos figuras, ilustrações, fotos ou qualquer tipo de imagem em trabalhos acadêmicos, devemos ter o cuidado de fornecer suas informações ao leitor. É indispensável numerar e descrever o item, além de mencionar a sua fonte. De acordo com a NBR 14724 (p. 11),
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Isso significa que devemos definir a designação do item como figura, ilustração, gráfico etc, numerar a sequência e colocar um título. A fonte deve ser sempre mencionada, inclusive quando a elaboração for do próprio autor. Veja um exemplo:

Figura 1 - "The next projected sound of '67" trazia o primeiro single lançado pelo Pink Floyd.
Fonte: Página do Pink Floyd no Facebook¹. 
Em nota de rodapé: 1 - Disponível em: <https://www.facebook.com/pinkfloyd> Acesso em ago. 2012.

A ABNT não refere se os títulos e as fontes devem ser em formatação diferente do texto, contudo, pensando na melhor visualização do leitor, indico que o título e a legenda fiquem em fonte tamanho 10 (menor que o corpo do texto), alinhados com a figura.

A realidade, porém, não é tão simples. Quase sempre acabamos esbarrando em dúvidas de detalhes na hora de referenciar as figuras. Por isso, fiz uma compilação de possibilidades e sugestões de solução (algumas com exemplos ilustrados):

a) Se a figura for de elaboração do autor do texto (você): 

Figura 3.1 - Fio condutor de eletricidade
[FIGURA]
Fonte: Elaborada pelo autor

Obs.: se o autor for do sexo feminino, é possível colocar "elaborado pela autora". É aconselhável, inclusive.

b) Se a figura tiver sido elaborada por outra pessoa e copiada de um livro, periódico ou artigo: 

Figura 7 - Vizinhos presentes no evento.
[FIGURA]
Fonte:  CASTRO, 2005, p. 7.

Obs.: A referência completa precisa ir em nota de rodapé ou na lista de referências no final do texto.

c) Se a fonte for um site ou repositório digital: 

Figura 4 - O IFCH na década de 1960.
Fonte: Lume - Repositório Digital da UFRGS.


Em nota de rodapé: Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/9156/Rg1264.jpg?sequence=1;. Acesso em ago. 2012.

d) Se for um print screen de um aplicativo (mais comuns em publicações da área da informática): 

Figura 10 - Exemplo de planilha do LibreOffice Calc
Fonte: print screen da aplicação no sistema operacional Windows 7.

e) Se for um print screen de uma tela de aplicativo com dados elaborados pelo autor (quando o foco são os dados e não o aplicativo em si): 

Figura 3 - Planilha cálculo trabalhista 
[FIGURA]
Fonte: elaborado pelo(a) autor(a).


Se esses exemplos não abarcaram as suas dúvidas, deixe um comentário e quem sabe encontramos as respostas possíveis.

Obs.: confira se a sua questão já não foi respondida em algum comentário anterior. ;)

46 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo conteúdo, os exemplos foram muito úteis.
    Por gentileza:
    1) Se tiver um diagrama em uma apresentação em powerpoint, por exemplo, mas não quisermos copiar e colar o mesmo, mas sim fazer uma versão do mesmo desenho porém com cores e fontes diferentes, feito por nós. (deverá ser colocado adaptado de?)

    ResponderExcluir
  2. Tirei a imagem de um site e não consigo encontrá-la. Como referenciar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil... Você poderia colocar "Autor Desconhecido", mas não fica bom em trabalhos acadêmicos. Eu recomendo não utilizar a imagem se não tiver como mostrar a fonte.

      Excluir
    2. http://images.google.com/

      link do buscador por imagens da google (tem uma camerazinha do lado da caixa de texto, é só inserir a imagem)

      Excluir
  3. Boa tarde.

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho.

    Gostari de saber como faço referência a imagens captadas no google earth.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Nesse caso, no título (acima da imagem), você coloca a descrição da foto (ex.: vista aérea da rua tal) e abaixo da imagem você coloca Fonte: Google Earth (acesso em 07. fev. 2013). A ABNT ainda não cita esses casos mais modernos, mas vamos adaptando. :)

      Excluir
  4. Boa tarde, como devo fazer para referenciar uma imagem que retirei do livro A e tem como fonte um outro livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Humberto. Nesse caso, você utiliza o mesmo esquema da citação de citação, "apud", sabe? Neste link há informações sobre esse recurso: http://www.contornospesquisa.org/2011/05/citacoes-para-que-servem-como-utilizar.html (item 1.3)

      Excluir
  5. Bom dia,
    O texto identificador da figura deve ou não terminar com ponto final?
    Parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada! Deve terminar com ponto final, sim; tanto o texto identificador quanto a fonte. Abs!

      Excluir
  6. Parabéns pelas excelentes informações.
    Como fazer a lista de figuras ou ilustrações? Mesmo havendo uma única figura no trabalho a tal lista é obrigatória? E a nora de rodapé é sempre necessária?

    Rangel-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rangel, obrigada! Boa questão: a lista é obrigatória somente quando o trabalho apresentar mais que três figuras. Se tiver menos que isso, não é necessário. A numeração é pela ordem que elas aparecem ao longo do texto. A nota de rodapé não é sempre necessária, mas fica de bom tom demonstrar que você se preocupa em passar ao leitor o maior número de informações sobre a imagem. Abs!

      Excluir
  7. Ola querida Val, me responda:
    Posso utilizar imagens, ou melhor diagramas de artigos em inglês no meu TCC em português. Existe alguma norma quanto a tradução da imagem/diagrama.
    Parabéns pelo incrível trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susi! Obrigada! Você não é obrigada a traduzir os diagramas e imagens, porém se você colocar uma tradução sua como nota de rodapé, fica legal e demonstra preocupação com o leitor. Abraços!

      Excluir
  8. Oi Val,
    Gostaria de saber se posso utilizar imagens com texto em inglês no meu TCC em português? A imagem é de um artigo em inglês e daria muitíssimo trabalho traduzi-la.
    Parabéns pelo ótimo post.
    Abraço,
    Susi Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susi. É possível, sim, sem problemas. Ficaria legal se você colocasse a tradução como nota de rodapé, mas não é obrigatório.
      Abraços e obrigada!

      Excluir
  9. Me ajudou muito, muito obrigado.

    Vou usar o mesmo princípio do print screen pra colocar cenas paradas de filme. estou certo? ou há uma maneira melhor de fazê-lo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Está certo, sim! Que eu saiba seria a melhor forma mesmo, só não esqueça de deixar a referência bem completa com as informações do filme. Abs!

      Excluir
  10. estou com uma duvida , tenho 2 imagens de sites diferentes , quere junta-las no paint e adicinar informação(texto) ,posso fazer isso e colocar fonte: elaborado pelo autor ??

    tipo:

    IMAGEM 1 + TEXTO+ IMAGEM 2

    Tudo junto em uma imagem só, posso ?? para TG- TCC- monografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode colocar que foi elaborado pelo autor, porém caberia uma nota de rodapé com as informações das imagens que você utilizou na montagem. Abs

      Excluir
  11. Bom dia Val,
    Primeiramente, gostaria de agradecer pelo post e lhe parabenizar pelo blog.
    Em seguida gostaria de fazer um questionamento:
    Como fica a citação em uma foto tirada pela própria autora (eu)?
    Fonte: Pesquisa autora. 2013. (??)
    Fonte: Própria autora. 2013 (??)

    Desde já muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! :)
      Se a sua foto estiver publicada em algum local, mesmo na internet, em algum blog ou no flickr, por exemplo, você poderia colocar
      Fonte: Margotti, Clarissa. 2013. Disponível em:
      ou
      Fonte: elaborado [ou outro verbo] pela autora, 2013. Disponível em:

      Abs!

      Excluir
  12. Olá, primeiramente obrigado pelo artigo, foi de muita ajuda, texto muito claro e pertinente... Só gostaria de pergunta o seguinte: eu estou fazendo um trabalho em que uso muitas imagens porém eu acho muito mais interessante que ela venha antes do parágrafo que fale delas, no caso de tabelas elas devem ser chamadas no texto antes de aparecer, isso também tem que acontecer com figuras ou eu posso fazer desse jeito mesmo colocando ela antes do texto que trata delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Interessante a sua questão. Realmente as figuras seguem a mesma lógica das tabelas, porém, se você - autor - acredita que seja mais interessante que a figura apareça antes, tem autonomia para isso. Contudo, é importante mencionar na introdução ou nos procedimentos metodológicos que você irá adotar essa forma no trabalho. Abs!

      Excluir
    2. Obrigado por esclarecer, eu estava na dúvida, pois meu orientador concorda comigo, mas pediu para que eu observasse a regra da ABNT, no caso são imagens de filmes que fazem uso de signos representativos da sociedade (é um estudo semiótico) só que acho que o impacto fica mais interessante se a imagem vier antes da explicação pq o leitor por si já faz a relação entre a imagem original e a presença dela no cinema... Enfim, rs obrigado farei do jeito que vc sugeriu.

      Excluir
  13. Parabenizando-lhe pela iniciativa, apenas tendo um questionamento, acerca da fonte da referenciação.

    ResponderExcluir
  14. E no caso de vc fazer alterações na figura original, tipo grifar, iluminar, destacar com círculos? Como referenciar? Grifo nosso?

    Obg. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pode ser "grifo nosso" ou "adaptado pelo autor", como você preferir, desde que seja mencionado que você modificou a imagem original. Abs.

      Excluir
  15. Olá! Gostaria de ressaltar primeiramente que a ABNT diz "travessão", e você utilizou no exemplo um hífen. É quase imperceptível, mas eu sempre fico atenta. Porque é uma das chatices do Word que para o travessão aparecer você tem que escrever o hífen e dar um espaço após a palavra seguinte, aí o tracinho aumenta o tamanho automaticamente.

    E em segundo lugar, gostaria de saber se essa forma de colocar a legenda antes da figura já está sendo amplarmente empregada. Porque ela é um pouco recente e ainda vejo muitos trabalhos com a legenda embaixo. E quando a instituição dá um modelo onde não cumpre totalmente a ABNT, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabelly. Interessante essa questão do travessão, realmente ele é diferente do hífen (é um pouco maior o tracinho), vou colocar essa observação no texto!
      Quanto à segunda questão, se vais apresentar o trabalho para uma faculdade, deves seguir as normas dela, mesmo que não sejam coerentes com a ABNT. O mesmo ocorre em artigos para revistas científicas, às vezes as normas diferem bastante da ABNT, mas o que prevalece é a norma mais específica, recomendada pela revista.
      Abs!

      Excluir
  16. Boa noite, gostaria de saber se existe ainda a necessidade de referenciar as figuras na bibliografia ou se há somente a possibilidade de referencia-las lá.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus. A referência da figura fica logo abaixo dela, sem necessidade de repetir na lista final de referências. Há uma outra forma, que seria colocar logo abaixo da figura só a referência autor-ano - ex.: (SOUZA, 2013), aí, sim, você deve colocar a referência completa no final do trabalho. Você escolhe.

      Excluir
  17. Parabens
    Sera muito util para mim da area da informatica.
    Estava com muitas duvidas quanto aos print screen tirados em programas etc.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Agradeço pela postagem.

    Pelas normas da Universidade de São Paulo, a legenda e a fonte ficam abaixo da figura, com último sobrenome do autor, ano e página e, ao final do texto, deve-se inserir os dados completos na referência, como fazemos com referências em citações.

    Figura 1 - Texto da Legenda
    Fonte: Autor ( ano, p. __)

    ResponderExcluir
  19. Ola, fui inserir uma imagem no meu trabalho, porém com já era mais da metade da folha, a figura foi para a folha de baixo, deixando um espaço em branco na folha anterior. E agora? Deixo assim mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Tente diminuir um pouco da imagem, se não conseguir fazer ela caber, não tem problema, pode deixar o espaço. Uma outra alternativa seria colocá-la como anexo, no final do trabalho e mencionar "conforme Anexo X" (mas aí depende do contexto). Abs.

      Excluir
    2. Muito Obrigada! =)

      Excluir
  20. Bom dia, gostaria de saber como referenciar um gráfico feito por mim, mas com dados retirados de um determinado site, seria uma figura elaborada pelo autor, ou devo colocar a fonte dos sites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seria "elaborado pelo autor com base em [...]". Ali você preenche com a referência da fonte dos dados brutos. ;)

      Excluir
  21. Boa tarde! No caso de um gráfico pizza contendo a pergunta e no gráfico as respostas, como coloco o nome da figura? o título da pergunta? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, pode ser. Dependendo de como a pergunta aparecer no gráfico, você pode até apagar a pergunta da figura e deixar só no título, pra não repetir. Abs.

      Excluir
  22. Oiii boa tarde! em relação à fonte da imagem, que vc ensina que colocamos : "elaborada pelo autor". isso vale tanto para o masculino como para o feminino? no caso, eu poderia colocar elaborado pela AUTORA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! sim, também pode ser "elaborado pela autora", a designação de gênero é aceita e bem-vinda. vou até colocar uma observação para isso no texto. ;)

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada querida... me ajudou bastante...não sabia o que colocar na fonte de uma foto tirada por mim ;) bjiim!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...