Contornos - Educação e Pesquisa: Como referenciar figuras e imagens

06 agosto 2012

Como referenciar figuras e imagens

Quando utilizamos figuras, ilustrações, fotos ou qualquer tipo de imagem em trabalhos acadêmicos, devemos ter o cuidado de fornecer suas informações ao leitor. É indispensável numerar e descrever o item, além de mencionar a sua fonte. De acordo com a NBR 14724 (2011, p. 11),
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Isso significa que devemos definir a designação do item como figura, ilustração, gráfico etc, numerar a sequência e colocar um título. A fonte deve ser sempre mencionada, inclusive quando a elaboração for do próprio autor. Veja um exemplo:

Figura 1 - "The next projected sound of '67" trazia o primeiro single lançado pelo Pink Floyd.
Fonte: Página do Pink Floyd no Facebook¹. 
Em nota de rodapé: 1 - Disponível em: <https://www.facebook.com/pinkfloyd> Acesso em ago. 2012.

A ABNT não refere se os títulos e as fontes devem ser em formatação diferente do texto, contudo, pensando na melhor visualização do leitor, indico que o título e a legenda fiquem em fonte tamanho 10 (menor que o corpo do texto), alinhados com a figura.

A realidade, porém, não é tão simples. Quase sempre acabamos esbarrando em dúvidas de detalhes na hora de referenciar as figuras. Por isso, fiz uma compilação de possibilidades e sugestões de solução (algumas com exemplos ilustrados):

a) Se a figura for de elaboração do autor do texto (você): 

Figura 3.1 - Fio condutor de eletricidade.
[FIGURA]
Fonte: Elaborada pelo autor.

Obs.: se o autor for do sexo feminino, é possível colocar "elaborado pela autora". É aconselhável, inclusive.

b) Se a figura tiver sido elaborada por outra pessoa e copiada de um livro, periódico ou artigo: 

Figura 7 - Vizinhos presentes no evento.
[FIGURA]
Fonte:  CASTRO, 2005, p. 7.

Obs.: A referência completa precisa ir em nota de rodapé ou na lista de referências no final do texto, certifique-se de que seja autorizada a reprodução da imagem.

c) Se a fonte for um site ou repositório digital: 

Figura 4 - O IFCH na década de 1960.
Fonte: Lume - Repositório Digital da UFRGS.


Em nota de rodapé: Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/9156/Rg1264.jpg?sequence=1;. Acesso em ago. 2012.

d) Se for um print screen de um aplicativo (mais comuns em publicações da área da informática): 

Figura 10 - Exemplo de planilha do LibreOffice Calc.
Fonte: print screen da aplicação no sistema operacional Windows 10.

e) Se for um print screen de uma tela de aplicativo com dados elaborados pelo autor (quando o foco são os dados e não o aplicativo em si): 

Figura 3 - Planilha cálculo trabalhista.
[FIGURA]
Fonte: elaborado pelo(a) autor(a).


Se esses exemplos não abarcaram as suas dúvidas, deixe um comentário e quem sabe encontramos as respostas possíveis.

Obs.: confira se a sua questão já não foi respondida em algum comentário anterior. ;)



Veja também:

127 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo conteúdo, os exemplos foram muito úteis.
    Por gentileza:
    1) Se tiver um diagrama em uma apresentação em powerpoint, por exemplo, mas não quisermos copiar e colar o mesmo, mas sim fazer uma versão do mesmo desenho porém com cores e fontes diferentes, feito por nós. (deverá ser colocado adaptado de?)

    ResponderEliminar
  2. Tirei a imagem de um site e não consigo encontrá-la. Como referenciar?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Difícil... Você poderia colocar "Autor Desconhecido", mas não fica bom em trabalhos acadêmicos. Eu recomendo não utilizar a imagem se não tiver como mostrar a fonte.

      Eliminar
    2. http://images.google.com/

      link do buscador por imagens da google (tem uma camerazinha do lado da caixa de texto, é só inserir a imagem)

      Eliminar
    3. Muito Obrigada. Pelo post e por responder aos comentários. Dúvida de uns é a mesma de outros. Obrigada a JOIN também. Este link de busca por imagens do Google me ajudou bastante!!!

      Eliminar
  3. Boa tarde.

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo trabalho.

    Gostari de saber como faço referência a imagens captadas no google earth.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Nesse caso, no título (acima da imagem), você coloca a descrição da foto (ex.: vista aérea da rua tal) e abaixo da imagem você coloca Fonte: Google Earth (acesso em 07. fev. 2013). A ABNT ainda não cita esses casos mais modernos, mas vamos adaptando. :)

      Eliminar
  4. Boa tarde, como devo fazer para referenciar uma imagem que retirei do livro A e tem como fonte um outro livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Humberto. Nesse caso, você utiliza o mesmo esquema da citação de citação, "apud", sabe? Neste link há informações sobre esse recurso: http://www.contornospesquisa.org/2011/05/citacoes-para-que-servem-como-utilizar.html (item 1.3)

      Eliminar
  5. Bom dia,
    O texto identificador da figura deve ou não terminar com ponto final?
    Parabens pelo trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada! Deve terminar com ponto final, sim; tanto o texto identificador quanto a fonte. Abs!

      Eliminar
  6. Parabéns pelas excelentes informações.
    Como fazer a lista de figuras ou ilustrações? Mesmo havendo uma única figura no trabalho a tal lista é obrigatória? E a nora de rodapé é sempre necessária?

    Rangel-CE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Rangel, obrigada! Boa questão: a lista é obrigatória somente quando o trabalho apresentar mais que três figuras. Se tiver menos que isso, não é necessário. A numeração é pela ordem que elas aparecem ao longo do texto. A nota de rodapé não é sempre necessária, mas fica de bom tom demonstrar que você se preocupa em passar ao leitor o maior número de informações sobre a imagem. Abs!

      Eliminar
  7. Ola querida Val, me responda:
    Posso utilizar imagens, ou melhor diagramas de artigos em inglês no meu TCC em português. Existe alguma norma quanto a tradução da imagem/diagrama.
    Parabéns pelo incrível trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Susi! Obrigada! Você não é obrigada a traduzir os diagramas e imagens, porém se você colocar uma tradução sua como nota de rodapé, fica legal e demonstra preocupação com o leitor. Abraços!

      Eliminar
  8. Oi Val,
    Gostaria de saber se posso utilizar imagens com texto em inglês no meu TCC em português? A imagem é de um artigo em inglês e daria muitíssimo trabalho traduzi-la.
    Parabéns pelo ótimo post.
    Abraço,
    Susi Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Susi. É possível, sim, sem problemas. Ficaria legal se você colocasse a tradução como nota de rodapé, mas não é obrigatório.
      Abraços e obrigada!

      Eliminar
  9. Me ajudou muito, muito obrigado.

    Vou usar o mesmo princípio do print screen pra colocar cenas paradas de filme. estou certo? ou há uma maneira melhor de fazê-lo?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Está certo, sim! Que eu saiba seria a melhor forma mesmo, só não esqueça de deixar a referência bem completa com as informações do filme. Abs!

      Eliminar
  10. estou com uma duvida , tenho 2 imagens de sites diferentes , quere junta-las no paint e adicinar informação(texto) ,posso fazer isso e colocar fonte: elaborado pelo autor ??

    tipo:

    IMAGEM 1 + TEXTO+ IMAGEM 2

    Tudo junto em uma imagem só, posso ?? para TG- TCC- monografia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Você pode colocar que foi elaborado pelo autor, porém caberia uma nota de rodapé com as informações das imagens que você utilizou na montagem. Abs

      Eliminar
  11. Bom dia Val,
    Primeiramente, gostaria de agradecer pelo post e lhe parabenizar pelo blog.
    Em seguida gostaria de fazer um questionamento:
    Como fica a citação em uma foto tirada pela própria autora (eu)?
    Fonte: Pesquisa autora. 2013. (??)
    Fonte: Própria autora. 2013 (??)

    Desde já muito grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! :)
      Se a sua foto estiver publicada em algum local, mesmo na internet, em algum blog ou no flickr, por exemplo, você poderia colocar
      Fonte: Margotti, Clarissa. 2013. Disponível em:
      ou
      Fonte: elaborado [ou outro verbo] pela autora, 2013. Disponível em:

      Abs!

      Eliminar
  12. Olá, primeiramente obrigado pelo artigo, foi de muita ajuda, texto muito claro e pertinente... Só gostaria de pergunta o seguinte: eu estou fazendo um trabalho em que uso muitas imagens porém eu acho muito mais interessante que ela venha antes do parágrafo que fale delas, no caso de tabelas elas devem ser chamadas no texto antes de aparecer, isso também tem que acontecer com figuras ou eu posso fazer desse jeito mesmo colocando ela antes do texto que trata delas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Interessante a sua questão. Realmente as figuras seguem a mesma lógica das tabelas, porém, se você - autor - acredita que seja mais interessante que a figura apareça antes, tem autonomia para isso. Contudo, é importante mencionar na introdução ou nos procedimentos metodológicos que você irá adotar essa forma no trabalho. Abs!

      Eliminar
    2. Obrigado por esclarecer, eu estava na dúvida, pois meu orientador concorda comigo, mas pediu para que eu observasse a regra da ABNT, no caso são imagens de filmes que fazem uso de signos representativos da sociedade (é um estudo semiótico) só que acho que o impacto fica mais interessante se a imagem vier antes da explicação pq o leitor por si já faz a relação entre a imagem original e a presença dela no cinema... Enfim, rs obrigado farei do jeito que vc sugeriu.

      Eliminar
  13. Parabenizando-lhe pela iniciativa, apenas tendo um questionamento, acerca da fonte da referenciação.

    ResponderEliminar
  14. E no caso de vc fazer alterações na figura original, tipo grifar, iluminar, destacar com círculos? Como referenciar? Grifo nosso?

    Obg. Abs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Pode ser "grifo nosso" ou "adaptado pelo autor", como você preferir, desde que seja mencionado que você modificou a imagem original. Abs.

      Eliminar
  15. Olá! Gostaria de ressaltar primeiramente que a ABNT diz "travessão", e você utilizou no exemplo um hífen. É quase imperceptível, mas eu sempre fico atenta. Porque é uma das chatices do Word que para o travessão aparecer você tem que escrever o hífen e dar um espaço após a palavra seguinte, aí o tracinho aumenta o tamanho automaticamente.

    E em segundo lugar, gostaria de saber se essa forma de colocar a legenda antes da figura já está sendo amplarmente empregada. Porque ela é um pouco recente e ainda vejo muitos trabalhos com a legenda embaixo. E quando a instituição dá um modelo onde não cumpre totalmente a ABNT, como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Isabelly. Interessante essa questão do travessão, realmente ele é diferente do hífen (é um pouco maior o tracinho), vou colocar essa observação no texto!
      Quanto à segunda questão, se vais apresentar o trabalho para uma faculdade, deves seguir as normas dela, mesmo que não sejam coerentes com a ABNT. O mesmo ocorre em artigos para revistas científicas, às vezes as normas diferem bastante da ABNT, mas o que prevalece é a norma mais específica, recomendada pela revista.
      Abs!

      Eliminar
  16. Boa noite, gostaria de saber se existe ainda a necessidade de referenciar as figuras na bibliografia ou se há somente a possibilidade de referencia-las lá.

    Desde já, agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Matheus. A referência da figura fica logo abaixo dela, sem necessidade de repetir na lista final de referências. Há uma outra forma, que seria colocar logo abaixo da figura só a referência autor-ano - ex.: (SOUZA, 2013), aí, sim, você deve colocar a referência completa no final do trabalho. Você escolhe.

      Eliminar
  17. Parabens
    Sera muito util para mim da area da informatica.
    Estava com muitas duvidas quanto aos print screen tirados em programas etc.

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Agradeço pela postagem.

    Pelas normas da Universidade de São Paulo, a legenda e a fonte ficam abaixo da figura, com último sobrenome do autor, ano e página e, ao final do texto, deve-se inserir os dados completos na referência, como fazemos com referências em citações.

    Figura 1 - Texto da Legenda
    Fonte: Autor ( ano, p. __)

    ResponderEliminar
  19. Ola, fui inserir uma imagem no meu trabalho, porém com já era mais da metade da folha, a figura foi para a folha de baixo, deixando um espaço em branco na folha anterior. E agora? Deixo assim mesmo?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Tente diminuir um pouco da imagem, se não conseguir fazer ela caber, não tem problema, pode deixar o espaço. Uma outra alternativa seria colocá-la como anexo, no final do trabalho e mencionar "conforme Anexo X" (mas aí depende do contexto). Abs.

      Eliminar
    2. Muito Obrigada! =)

      Eliminar
  20. Bom dia, gostaria de saber como referenciar um gráfico feito por mim, mas com dados retirados de um determinado site, seria uma figura elaborada pelo autor, ou devo colocar a fonte dos sites?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Seria "elaborado pelo autor com base em [...]". Ali você preenche com a referência da fonte dos dados brutos. ;)

      Eliminar
  21. Boa tarde! No caso de um gráfico pizza contendo a pergunta e no gráfico as respostas, como coloco o nome da figura? o título da pergunta? Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Sim, pode ser. Dependendo de como a pergunta aparecer no gráfico, você pode até apagar a pergunta da figura e deixar só no título, pra não repetir. Abs.

      Eliminar
  22. Oiii boa tarde! em relação à fonte da imagem, que vc ensina que colocamos : "elaborada pelo autor". isso vale tanto para o masculino como para o feminino? no caso, eu poderia colocar elaborado pela AUTORA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi! sim, também pode ser "elaborado pela autora", a designação de gênero é aceita e bem-vinda. vou até colocar uma observação para isso no texto. ;)

      Eliminar
    2. Muitíssimo obrigada querida... me ajudou bastante...não sabia o que colocar na fonte de uma foto tirada por mim ;) bjiim!

      Eliminar
  23. Olá! Eu coloquei no meu trabalho um gráfico que foi adaptado do autor por uma pessoa na monografia dela. Só que o meu trabalho não é uma monografia, é um exrcício para treinar a monografia, mas deve ser exatamente como uma monografia. Já que ela adaptou do autor e eu peguei dela, posso colocar: "Fonte: Adaptado de Sebben, 2007, por Gois, 2013". ??? (o nome da pessoa que adaptou é Hermana Jacinta Lucia Rebouças de Gois)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Se quem adaptou foi a Gois, seria "Fonte: Sebben (2007), adaptado por Gois (2013)". ;)

      Eliminar
  24. Oii Vanessa,
    Não sei se você ainda utiliza o blog, mas tenho que dizer que ele ainda é útil para muita gente !! Excelente trabalho.

    Minhas dúvida é que tem um gráfico para colar no trabalho, mas é de uma fonte que não posso divulgar...Como faço para dizer que esse conteúdo é reservado ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carolina, agradeço pelo retorno. Espero logo poder parar um pouco para atualizar o blog. :)
      Sobre a sua dúvida, o melhor a fazer quando o caso não há previsão na norma é puxar uma nota de rodapé explicando. Assim, você pode colocar algo como "Fonte: confidencial¹" e na nota de rodapé explicar porque não pode identificá-la.
      Abs

      Eliminar
  25. Oi, Vanessa!! Espero que ainda esteja aí! ^^ Por favor, tirei uma imagem de um artigo que encontrei na internet e preciso saber como faz a referência! Se puder responder, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Estou mais ou menos... hehehe Você quer saber como fazer a referência do artigo de onde saiu a imagem? O MORE faz: http://www.contornospesquisa.org/2010/11/more-mecanismo-online-para-referencias.html

      Eliminar
  26. Boa noite,

    Artigo maravilhoso, parabéns.

    preciso colocar as fontes na referencia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se foi colocado em nota de rodapé, não precisa. Você deve tomar a decisão: colocar todas as referências de figuras como nota de rodapé ou junto com as referências finais? Pode fazer tanto um quanto o outro, desde que faça o mesmo com todas as figuras.

      Eliminar
  27. Bom dia! Já deves estar cansada dos parabéns... rsrsrsrs
    Mas como é algo positivo, vou parabenizá-la mesmo assim. Excelente trabalho.
    Fiquei ainda com uma única dúvida: as ilustrações (imagens, tabelas, gráficos, etc.), segundo eu entendi na norma, seguem uma mesma sequência para numeração. Isto é possível? Achei meio bagunçado isso... não vejo assim nos trabalhos. Vejo sempre tabelas com a sua sequência própria, quadros, imagens, cada um com a sua sequência e com listas próprias.
    Help!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lise! Cada tipo de ilustração tem numeração e lista próprias. A numeração é sempre própria de cada tipo, mas a lista pode ser conjunta. Caso tenha, por exemplo, 3 tabelas + 1 quadro + 1 figura, pode fazer uma lista só, mas um tipo de cada vez e com sua numeração própria. Abs

      Eliminar
  28. Olá Val!
    Como referênciar a fonte da imagem de um arquivo que foi baixado direto na pesquisa e seu link é enorme:
    (https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0ahUKEwiqiPjn9NzKAhVMHx4KHXbbBxMQFgg1MAY&url=ftp%3A%2F%2Fftpaluno.umc.br%2FAluno%2FJos%25E9_Roberto%2FELETR%25D4NICA%2520DE%2520POT%25CANCIA%2Fteoria%2Fward-leonard.doc&usg=AFQjCNH7UhwpYKCJXoyu-1WK_1-t6kLfGQ&sig2=V8xrzOs0WkDHxju_n4xncg&bvm=bv.113370389,d.dmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. O ideal é você descobrir o link original, pois o link da busca pode não funcionar mais depois de um tempo. Nesse link da busca já há algumas pistas para que você consiga encontrar o local original. Abs

      Eliminar
    2. Importante, esqueci de colocar aqui: o Google não é fonte de pesquisa, é apenas uma ferramenta de busca para fontes. O Google em si não tem conteúdo próprio. A fonte é o site original. Abs

      Eliminar
  29. PAra a confecção de um teste linguístico usei tirinhas da pesquisa do google imagens. Foram várias, de muitas origens, e apaguei o conteúdo dos balões. Posso colocar a fonte como pesquisa do google?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não, pois o Google não é uma fonte da pesquisa, ele é uma ferramenta para se chegar até a fonte. A fonte é o site onde a figura está hospedada. O Google apenas faz a busca das imagens nos sites (as verdadeiras fontes). Para colocar corretamente, o melhor é fazer a busca novamente e descobrir de qual site foi retirada a imagem. Além disso, se você apagar o conteúdo dos balões, deve informar que a imagem original foi alterada.

      Eliminar
  30. Olá. Estou utilizando muitas figuras em meu tcc e gostaria de saber se é necessário eu colocar o link de onde peguei a imagem, tipo:
    Fig. 1 - Vestimenta pre-histórica.
    Fonte: www.tipoisso.com/vestimenta/homemdacaverna
    Como as vezes o link é bem comprido, fico na duvida de colocar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No texto, veja o exemplo da figura 1. Sempre será necessário colocar a fonte e o link.

      Eliminar
  31. Parabéns pelo texto, ótimo conteúdo!!!

    ResponderEliminar
  32. Como referenciar uma fotografia que não foi publicada em nenhum meio, mas que foi tirada e cedida por um fotógrafo profissional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonte: nome do/a fotógrafo/a. Acervo pessoal.

      Essa segunda parte (acervo pessoal) é opcional. Não precisa de referência completa no final do trabalho. Se quiser explicar mais sobre a fonte da foto, nota de rodapé.

      Eliminar
  33. Muito útil - salvou a lavoura!
    Obrigado!!

    ResponderEliminar
  34. Oi! Muito útil o seu blog, parabéns!
    Minha dúvida é a seguinte: como faço para referenciar uma imagem cedida por uma empresa, mas que não esta disponível nem na internet e nem em livros, somente nos arquivos digitais da empresa?
    Talvez assim:
    Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Acervo da empresa.
    Desde já agradeço :)

    ResponderEliminar
  35. Olá!!
    É necessário colocarmos nas referências a fonte da imagem, caso seja tirada de um livro, site ou periódico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é necessário que apareça na lista de referências final, mas sim na legenda da imagem e/ou em nota de rodapé.

      Eliminar
  36. muitoobrigado. eu precisei destas informacoes

    ResponderEliminar
  37. Olá, muito obrigada por nos ajudar com esse maravilhoso artigo. Uma dúvida: estou fazendo TCC para o ensino médio, e a professora disse-me que de acordo com as normas ABNT, a imagem sempre vai no fim da página, mesmo que o texto referente à imagem esteja no meio. No entanto, de acordo com o artigo, isso não é correto. Poderia dar sua opinião sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Sobre a sua dúvida, será que a professora não quis dizer que a imagem deve estar abaixo do texto a que se refere? É muito difícil controlar que a figura fique no final da página, pois esse posicionamento depende do fluxo do texto. Como em uma questão anterior aqui nos comentários, uma pessoa perguntou se haveria problema da imagem ficar na página seguinte pois não cabia na anterior e sobrava muito espaço. Nesse caso, também não há como controlar que o texto preencha a folha para que a imagem caiba exatamente.
      Ainda sobre a imagem ser após o texto, a norma diz o seguinte "A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere". Ou seja, não importa se antes ou depois, o que define isso é a abordagem da pessoa no trabalho (se quer explicar antes e mostrar a figura depois, ou mostrar a figura antes e explicar depois) essa ordem tem implicações que podem ser importantes dependendo do caso.
      No entanto, se a sua professora/orientadora disser que prefere que a figura fique depois do texto, recomendo seguir as instruções dela. Se possível, explique em alguma seção introdutória essa escolha metodológica. ;)

      Eliminar
  38. Olá, no meu caso eu elaborei uma tabela com base nos dados do recenseamento de 1906, sendo que alguns dados eu calculei, como fica a fonte nesse caso? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso de adaptação dos dados originais, colocar a fonte e explicar a ação feita pelo autor.
      Ex.: IBGE, 2010, adaptado pela autora.

      Eliminar
  39. Olá! Parabéns por este artigo! Me ajudou bastante em algumas questões, mas tenho um caso que está meio complicado.
    Tenho uma figura no meu trabalho que foi elaborada pela equipe de projetos da empresa que trabalhei. Como faço esta citação? Tinha colocado "Fonte: Elaborado pela equipe de projetos da empresa.", mas meu professor pediu para melhorar e não sei outra forma de como fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! A forma como você colocou está adequada, mas talvez seja interessante mesmo detalhar mais. Isso você pode fazer com uma nota de rodapé a partir dessa legenda, explicando brevemente como foi a elaboração e quem participou. ;)

      Eliminar
  40. Olá!
    Parabéns pelo trabalho.
    Como faço para referenciar imagens tiradas do pinterest?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! :)
      O Pinterest é um compilador de imagens e links, apenas. A fonte, na verdade, é o link original. É o mesmo caso de imagens encontradas via busca do Google, remete a uma publicação existente em outro local.

      Eliminar
  41. Olá,é obrigatório colocar legenda na imagem?,pois,ja vi alguns livros que só refrenciou a imageme e sem legenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Em trabalhos que atendem às normas da ABNT, sim. Os livros nem sempre as seguem, possuem certa autonomia com relação à formatação.

      Eliminar
  42. Olá, deixe-me perguntar.
    O que devo colocar quando a imagem foi feita por outra pessoa, porém a foto não se encontra em nenhum lugar (por exemplo, foi tirada por um amigo, em meu celular).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Se a foto não está publicada, explique brevemente na legenda ou em nota de rodapé como ela foi produzida/de onde veio. O importante é que fique clara a origem, ainda que não esteja publicada em algum lugar.

      Eliminar
  43. Olá! Vou usar uma legenda de uma foto do Instagram. Pensei em tirar um printscreen da foto e outro da leganda. Ainda assim preciso transcrever a legenda (ela é enorme e ficaria repetitivo)?

    Para a citação, coloco desta forma?
    Último nome, Primeiro nome (nome de usuário). Data, horário. Instagram.

    Coloco "Fonte: Instagram" na legenda e o link da postagem em nota de rodapé?

    Obrigada, parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A legenda do printscreen tanto da foto quanto da legenda seguirão o padrão do exemplo "d".
      Cada uma terá a sua legenda, por exemplo:

      [print da foto]
      Printscreen da publicação da cantora tal em 11/11/2018.
      Fonte: Instagram.
      [print da legenda]
      Printscreen da legenda da publicação da cantora tal em 11/11/2018.
      Fonte: Instagram.

      Você só precisará incluir nas referências finais se a imagem for emblemática para o trabalho, se não, basta o link da postagem em nota de rodapé.

      Eliminar
  44. Parabéns pelo teu trabalho. estou numa situação complicada. Não existem imagens boas sobre um equipamento que quero mostrar no meu TCC. A única que achei, numa pegada acadêmica e esquemática (não mostrando o equipamento por fora e sem explicações) tem origem de um site de vendas deste equipamento. Não achei esta imagem em nenhum trabalho acadêmico ou artigo para que eu pudesse dar créditos e citá-lo como fonte. O que eu faço? Preciso muito utilizar a imagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucas. Se a necessidade de uso da imagem supera a confiabilidade da fonte, sugiro que explique essa situação como comentário em nota de rodapé. Se a imagem é muito importante para o trabalho, é melhor ser o mais transparente possível.

      Eliminar
  45. Oi, querida! Tudo bem?

    Obrigado pela riqueza do post! Gostaria de saber se para incluir imagem da internet em slide acadêmico, a formatação segue a mesma indicada por você mais acima ou se colocar apenas a legenda como "Fonte: Fulano, XXXX." e o rodapé com link e data de acesso não é suficiente.

    Abs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A formatação indicada no texto seria para o corpo de um trabalho acadêmico (artigo, monografia etc), para os slides pode ser mais resumido, como você indicou, desde que em rodapé ou no slide com todas as referências apareça o link para a fonte da imagem. ;)

      Eliminar
  46. Bom dia! Primeiramente parabéns pelo artigo!

    Na fonte das imagens eu coloco o autor e o ano publicado ou o ano que eu peguei a imagem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      O ano é o da publicação. Você vai informar o ano que consultou a imagem quando informar a data do acesso. Exemplo: Disponível em: . Acesso em ago. 2012.
      Isso no caso de publicações online. Se for de um livro, não é necessário informar quando você consultou.

      Eliminar
  47. Se no caso uma professora que tirou a foto do meu celular posso colocar nome dela ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o nome do/a autor/a da fotografia é quem fez a foto, independentemente de quem é o proprietário do aparelho. Lembre-se de perguntar para a pessoa autora da foto se pode ser utilizada em publicação.
      Veja também: http://www.contornospesquisa.org/2017/06/sobre-uso-de-fotografias-em-relatorios.html

      Eliminar
  48. Obrigado, ajudou em algumas questões uma das respostas.

    ResponderEliminar
  49. Bom dia, Vanessa. A minha dúvida é com relação a retirada de informações de uma tabela de outro autor e transformada por mim em gráfico, então como faço para referenciar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Essa questão foi feita em um comentário anteriormente. Seria "elaborado pelo autor com base em [...]". A base é a referência da tabela que foi a fonte dos dados.

      Eliminar
  50. No texto é correto colocar por exemplo: (BRASIL, 2017 online) para citações de sites do governo? e para os casos de uma imagem adaptada de duas fontes, como ficaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e na lista de referências as informações completas e o link da publicação. Quando adaptar, utilizar a fórmula "elaborado pelo autor com base em [...]".

      Eliminar
  51. Ola Vanessa, Tudo bem?? Parabéns pelo excelente trabalho!!
    Tenho uma Dúvida, quando faço uma MONTAGEM com figuras de sites diferentes e coloco no meu trabalho apenas como sendo uma figura, qual fonte devo colocar??

    Para ficar mais claro, segue exemplo: Peguei uma ilustração do mapa do Brasil de um site, a fim de destacar o Amazonas dentre os demais estados, fiz uma chamada de ampliação na qual peguei o mapa do Amazonas de outro site e montei minha figura, e gostaria de coloca-lo apenas como uma única figura.

    Gostaria de saber se tens uma sugestão. Desde já, agradeço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Obrigada. :)
      Há algum tempo recebi uma dúvida parecida (veja nos comentários acima). No caso, você coloca que a figura foi elaborada ou adaptada pelo autor, porém cabe a descrição da montagem em uma nota de rodapé. Ainda há a opção de colocar "adaptado pelo autor com base em [...]". Abraços

      Eliminar
  52. Bom dia . Uma figura traduzida do inglês para o português pode ser considerada como adaptada e se escreve adaptada de.? Obrigado

    ResponderEliminar
  53. Meu Deus essa publicação me ajudou demais... Perfeito!!

    ResponderEliminar
  54. Olá. Parabéns pela postagem e atenção. Acho que algumas perguntas já se aproximaram da minha dúvida, mas queria confirmar. Fiz a arte de algumas figuras para meu TCC, mas a ideia que elas trazem é baseada em figuras já existentes. Uma das artes junta ideias de várias outras, inclusive. Devo colocar apenas "adaptado de", ou "elaborada pelo autor com base em" ou "elaborada pelo autor, adaptado de"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Pelo que você contou, acredito que seja o caso de "elaborada pelo autor com base em", já que não é uma simples adaptação, mas uma nova elaboração com outras imagens como referência.

      Eliminar
  55. Olá! Parabéns pelo blog! muito útil!
    Há um tamanho padrão para as figuras? Pelo que tenho visto, não. O importante é ser visível e se adaptar ao espaço na folha, é isso mesmo? Grato desde já!

    ResponderEliminar
  56. Olá, parabéns pelo blog, ajuda muito!
    Tenho dúvida sobre como usar quadros que são de outros trabalhos... Por exemplo, tem uns quadros em alguns artigos que tem um compilado de informações muito bom, bem organizado de forma perfeita para o meu tcc. Gostaria de saber se para usá-los eu posso tirar um print e usar como figura, ou se preciso fazer um novo quadro de autoria própria utilizando apenas as informações do quadro original. Se for esta segunda opção, é correto eu copiar as frases igual elas estão no quadro original, e aí referenciar como "autoria própria, com base nas informações de fulano", ou preciso mudar um pouco o conteúdo como se fosse uma paráfrase e só depois disso colocar "autoria própria com base..."???
    Desde já muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que bom, obrigada!
      Então, se é um quadro com informações textuais, o melhor é você fazer realmente um quadro e não utilizar o print. Se for com as informações do quadro original e pequenas modificações, você sinalizará com "Adaptado pelo autor com base em...". Neste artigo tem algumas informações sobre quadros e tabelas: http://www.contornospesquisa.org/2011/07/formatacao-de-tabelas-e-quadros.html Bom trabalho!

      Eliminar
  57. Bom dia! Excelente artigo!
    Para o print da tela onde está a reportagem de um site seria o abaixo?
    Figura: Título da reportagem
    Print
    Fonte "dono do site"
    Referencias bibliográficas: Dono do site. Titulo da matéria. "site". Acesso em dez. 2020.

    ResponderEliminar
  58. Olá! Muito bom o seu post, agradeço muito!
    Tenho uma pergunta: quando a imagem é elaborada por um dos autores do texto, como escrever a fonte? Seria algo como "Fonte: Elaborado pelo autor Fulano."?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que ajudou. "Fonte: elaborado pelo autor" é suficiente.

      Eliminar
  59. Boa noite! É possível juntar as fotos que eu quero usar em uma parte do meu trabalho para ocupar menos espaço? As fotos foram tiradas por mim e têm o objetivo de ilustrar o mesmo fenômeno. Colocaria todas juntas, acima o título comum a elas e abaixo a fonte: elaborado pela autora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, sim. Se as fotos são suas, você tem liberdade para fazer a montagem com todas em uma só.

      Eliminar
  60. Posso pegar uma imagem de atividade para escola, mudar o enunciado e mesmo assim referênciar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para uso escolar e sem fins lucrativos sim, desde que você coloque na referência que o material foi adaptado.

      Eliminar
  61. Olá, não sei se você ainda utiliza o blog, mas minha dúvida é referente a uma imagem de celular feita de uma página de livro. Como referenciar? Abraços e obrigada por tantas informações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Faz tempo que não consigo dar atenção ao blog, mas agradeço a sua leitura e manifestação. Sobre a dúvida, a referência da imagem possivelmente estará no livro que você fotografou, assim, você utilizará esta informação + "apud" (citado por) e a referência do livro onde estava a figura. Na lista final de referências vai o livro fotografado, apenas. Exemplo: BROCOS, Modesto. A redenção de Cam, 1895, apud AMORIM et al, 2020. No caso, na lista final de referências, vai apenas o AMORIM, que é a obra lida/consultada.

      Eliminar

Obrigada pelo contato!