Contornos - Educação e Pesquisa: Sobre uso de fotografias em relatórios e trabalho acadêmicos

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Sobre uso de fotografias em relatórios e trabalho acadêmicos

Conforme vimos no post anterior, a fotografia foi inventada há cerca de 180 anos e ainda hoje é essencial para nossa comunicação e memórias pessoais e coletivas, além de provocar novas questões sociais com as inovações tecnológicas na área.

Por wildolive, 2010,
https://www.flickr.com/photos/molliejohanson/
A fotografia também é elemento importante para muitos trabalhos acadêmicos de praticamente todas as áreas do conhecimento. Muito se fala sobre a adequação do texto às normas, mas e as fotografias? 

Considerando fotografia aqui como retrato, imagem produzida por um/a fotógrafo/a e uma câmera (o que é diferente de figuras ou ilustrações) é preciso ter em mente que um dos pressupostos básicos para a existência das normas para trabalhos acadêmicos é a proteção da autoria e confiabilidade das informações na produção de conhecimento.

Neste blog há uma postagem específica sobre como indicar a descrição e a fonte de imagens utilizadas em trabalhos acadêmicos, o que também serve para a fotografia. [Como referenciar figuras e imagens] No entanto, a utilização de fotografias contém algumas questões a mais que considerei pertinentes para ampliar a discussão.

Quando utilizar uma fotografia em um trabalho, primeiramente, você deve saber, no mínimo, o nome de quem fotografou (pode ser o nome artístico), quem tem os direitos dessa fotografia, por exemplo, jornal ou agência de notícias e o ano em que foi tirada (se tiver a data completa, melhor). Apenas indicar o site de onde você buscou (especialmente em um trabalho que não é virtual) não é suficiente sem essas informações. Já para publicações na internet e em apresentações, as pessoas costumam ter menos cuidados e tenho visto que é aceitável incluir imagens sem colocar a fonte. No entanto, insisto que é importante colocar sempre as informações de autoria junto à foto, mesmo que não tenha todas.


Além da questão da autoria, é preciso ver se a imagem tem autorização para ser divulgada. Autoria e direitos de imagem são coisas diferentes. Se o caso for de uso não comercial como é o caso de trabalhos de conclusão de curso, geralmente é possível utilizar citando autor e de quem é a foto, às vezes os dois são o mesmo, mas, muitas vezes, não. Na internet, veja se em algum local do site há indicação de copyright ou copyleft. [Aqui neste site, por exemplo, está no menu lateral abaixo do arquivo do blog.]

Se você está com receio de utilizar uma foto por não saber se é permitido divulgar, dependendo do que precise, há repositórios de fotografias em domínio público, as quais é possível utilizar livremente. No entanto, não esqueça de que sempre será necessário colocar as informações da fonte.

Há diversos bancos de imagens internet afora que afirmam que as fotos são de domínio público. Desconfio da maioria, pois não apresentam informações sobre as imagens. Prefiro os repositórios a seguir, em especial, pois possuem as informações da foto, que é o necessário para montar a referência.

Alguns sites com fotos em domínio público:


Quando a fotografia que consta no trabalho foi produzida por você, coloque-se como o/a fotógrafo/a e atente para as seguintes questões:

  • Na fotografia aparecem pessoas? Se sim, elas foram consultadas a respeito dessa fotografia e para seus possíveis usos? Se possível, deixe isso documentado por escrito.
  • Na fotografia aparecem crianças ou jovens menores de idade? Nesse caso, é melhor ter uma autorização de uso por escrito.
  • Há a exposição de um local privado internamente? Verifique se os proprietários estão de acordo. 
  • No caso de um relatório de estágio, por exemplo, tenha muito cuidado com o que expuser. É altamente recomendado que se faça um termo de consentimento e os responsáveis estejam de acordo com o fato de você fotografar o local. À propósito, um relatório não precisa necessariamente apresentar muitas fotos. As fotografias não serão tão essenciais se você produzir um texto bem detalhado.

Com as fotografias digitais ou digitalizadas, o acesso e distribuição de fotografias tornou-se ainda mais intenso, contudo, a preocupação com a autoria nem de perto seguiu esse avanço. Por isso, para utilizar fotografias em seus trabalhos, se forem de outras pessoas, pense que - se fossem suas - você gostaria de ser referenciado. E, se realmente forem suas, deixe isso claro e certifique-se de ter cuidado com a exposição de outras pessoas ou locais privados com autorização. 

O tema merece muito mais atenção e desenvolvimento do que o dado aqui. A Fotografia e a Antropologia Visual como áreas de estudos aprofundam as discussões sobre autoria e ética no uso de fotografias em publicações. ;)

Veja também: 

3 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo post!
    Tenho uma duvida quanto as fotografias para uso em TCC, se a foto foi mandada pela pessoa que a tirou, diretamente para mim e autorizou o uso da mesma, devo colocar a fonte da fotografia como?
    Preciso fazer algum referencial bibliográfico dela, sendo que ela não exite em nenhum site, livro e demais meios?
    E a foto deve ser denominada como Figura?

    ResponderExcluir
  2. Olá! A pessoa enviou a foto a você e autorizou o uso, mas ela continua sendo a autora da fotografia. Sobre como descrever no trabalho, veja este post: http://www.contornospesquisa.org/2012/08/como-referenciar-figuras-imagens-e.html
    É basicamente nome do autor e ano. Não precisa ir para a lista final de referências, mas deve estar na legenda abaixo da fotografia, que no trabalho será chamada de Figura. ;)

    ResponderExcluir