Contornos - Educação e Pesquisa: Epígrafe - o que é, como utilizar

02 dezembro 2010

Epígrafe - o que é, como utilizar

A epígrafe é uma citação à escolha do autor, geralmente um trecho de uma obra literária, poesia ou até letra de música, que é inserida após os agradecimentos, é um elemento pré-textual (ou seja, antes do texto propriamente dito), enriquecendo (estética e/ou poeticamente) o trabalho. É opcional, situada em uma página própria, entre os agradecimentos e o resumo do trabalho.

Segundo a NBR 14724 (2011), epígrafe é um "texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho" (p. 2)


Fonte: http://www.uninove.br/PDFs/Biblioteca/Epigrafe.pdf

Como utilizar


A epígrafe pode estar situada tanto em uma página separada no início do trabalho quanto nas páginas de abertura das seções primárias (ou seja dos capítulos principais).


- Quando utilizada no início do trabalho, a epígrafe deve estar com a mesma fonte do texto, tamanho 10 e  aproximadamente 6 cm de recuo à esquerda, junto à margem inferior da folha, alinhada à direita, logo após os agradecimentos;
- A autoria deve constar logo abaixo da citação (não é necessário incluir a referência, só o autor já é suficiente);
- A epígrafe pode ser utilizada também logo no início de cada capítulo e em artigos, com recuo de aproximadamente 6 cm, alinhada à direita e com 2 cm de espaço do primeiro parágrafo.

Alguns exemplos:

epigrafe

epigrafe

4 comentários:

Obrigada pelo contato!