Contornos - Educação e Pesquisa: Linha do tempo - Sociólogos clássicos

domingo, 14 de abril de 2013

Linha do tempo - Sociólogos clássicos

Por questões curriculares, estou tendo que passar para os meus alunos as contribuições de autores clássicos para a sociologia. Tenho pensado em formas didáticas de fazer isso, o que não é nada fácil. Estudando para o assunto, pensei em organizar uma "linha do tempo" de pensadores da sociologia, procurando localizá-los visualmente quanto à época e país de origem. O resultado está aí. :)

Cabe destacar que faltam muitos autores para uma linha do tempo completa. O critério para composição da lista foi de autores citados em planos de ensino de disciplinas do curso de Ciências Sociais, porém, ainda assim há muitas lacunas e autores alternativos que ficaram de fora.

Quando se estuda Sociologia fora do curso de Ciências Sociais, é comum serem apresentados apenas autores clássicos (geralmente Marx, Durkheim e Weber). No entanto, a Sociologia se desenvolveu e se diversificou muito no século XX, processo que segue atualmente com autores de diversas partes do mundo, ainda com o desenvolvimento e maior visibilidade de linhas de pensamento criadas a partir de países fora do centro europeu e norte-americano de produção intelectual.


Clique na imagem para ampliar


¹ nascido na Alemanha, mas morou também na França e na Inglaterra
² nascido na França e radicado na Itália
³ nascido na Hungria e radicado na Alemanha
⁴ nascido no Canadá e radicado nos EUA
⁵ nascido na Tunísia e radicado na França

3 comentários:

  1. Muito boa essa linha do tempo. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando sociologia e filosofia par uma disciplina do mestrado e muito obrigada por compartilhar. mariainesmollmann@gmail.com

    ResponderExcluir