Contornos - Pesquisa e Gestão de Conteúdo: A construção dos procedimentos metodológicos em projetos de pesquisa

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A construção dos procedimentos metodológicos em projetos de pesquisa



Os procedimentos metodológicos constituem a fase final de apresentação de um projeto de pesquisa. Após ter esclarecido as facetas do problema, sua fundamentação teórica (em que argumentos irá se sustentar/visões que irá refutar) e revisão bibliográfica (o que outros autores já escreveram sobre o assunto), é hora de demonstrar como o problema será abordado empiricamente. Para tanto, é preciso apresentar como isso será feito na seção dos procedimentos metodológicos.


Para construir a apresentação dos seus procedimentos, pense sobre os seguintes elementos e tente responder às perguntas seguintes:

1. Métodos de investigação: como será estruturado o trabalho? Qual o foco empírico? Ex.: estudo de caso, survey, pesquisação etc.

2. Fontes e acesso aos dados: quem se irá entrevistar/questionar? De que forma? Com qual instrumento? Se os dados são secundários, de onde vêm? Se as fontes forem pessoas, como serão contatadas e abordadas?
3. Características da amostra: como será feito o delineamento da amostra? Ex.: aleatória, estratificada, por cotas etc. Qual é o público-alvo?
4. Coleta/produção de dados: a partir de que técnica se obterão os dados? Ex.: observação, entrevista, questionário, história de vida, pesquisa documental etc. Como será sistematizado o trabalho de campo? No trabalho de campo, as falas serão anotadas/gravadas, filmadas? Como os dados serão organizados? Será utilizado algum software de apoio?
5. Análise dos dados: como os dados serão analisados? Que técnica/perspectiva será utilizada para análise? Por quê? Será utilizado algum software específico para este trabalho? Ex.: NVivo, Atlas.ti, MaxQDA, MSExcel, SPSS etc).
6. Instrumentos de coleta de dados: o que será utilizado para produzir os dados? A entrevista ou o questionário será mais ou menos estruturado? Como o instrumento será distribuído e aplicado?

Descrever claramente como a pesquisa empírica será realizada o auxilia a obter um melhor "controle" sobre o trabalho e demonstra conhecimento sobre o processo de pesquisa, além de reconhecer a responsabilidade do pesquisador para com os dados e sua manipulação.


Fonte: anotações da disciplina Projeto de TCC em Sociologia, ministrada pela profª. Cinara Rosenfield em 2011/2 para o curso de Ciências Sociais da UFRGS.


6 comentários:

  1. Muito bom e interessante demais o blog! Parabéns! Vida longa!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Bernardo! É muito legal ter esse retorno. :)

    ResponderExcluir
  3. Reconhecer é a palavra de ordem.
    Quem encontra o que precisa é só felicidade... alegra o coração e revigora as forças para continuar... Rogar a DEUS bençãos sobre os autores deste site e desejar animo na caminhada. Fico feliz por existir pessoas que são meios de DEUS nos abençoar. Oxalá que tudo de bom aconteça aos colaboradores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "alegra o coração e revigora as forças para continuar.."
      Não é fácil mesmo mais em nome de Jesus vamos conseguir.
      Que Deus possa nos Abençoar para obtermos êxito!

      Excluir
  4. Muito bom!!! Ajudou no que precisava.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...