Contornos - Educação e Pesquisa: Dicas para organização pessoal e estudos no período de quarentena

19 março 2020

Dicas para organização pessoal e estudos no período de quarentena

Estamos diante de circunstâncias inéditas na sociedade contemporânea, o que está nos exigindo um grande esforço em nos mantermos em resguardo, mas também ativos. Pensei nas dicas a seguir com foco em estudantes de Ensino Médio, entretanto, também pode ser útil para outros segmentos. ;)


- Não deixe de realizar seu planejamento diário/semanal, de anotar seus planos, desejos e atividades realizadas. Continue usando sua agenda e/ou seus aplicativos de organização (Google Agenda, Google Keep, Todoist, Trello etc)

- Mantenha uma rotina de horários, ainda que sejam diferenciados de sua rotina comum. Tente dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias, mesmo que você venha a dormir e acordar bem mais tarde que de costume.

- Vista-se como se fosse sair ou encontrar alguém. Não é porque você vai ficar em casa que deve ficar de pijama o dia inteiro. Colocar uma roupa e se arrumar ajuda o cérebro a entender que você está em atividade e pronto para produzir alguma coisa.

- Equilibre dever e lazer. Mais uma razão para manter a organização da agenda. É preciso equilibrar aquilo que você faz porque precisa e aquilo que você faz para relaxar. Os dois são necessários. Pode acontecer de você se sentir culpado/a por não estar produzindo, mas a pessoa presa na ideia do dever acaba não produzindo nada.

- Anote as suas conquistas. Nesse momento sem atividades externas, a sensação de não ter produzido o suficiente tende a aumentar. Anote o que você fez durante o dia e reveja ao longo da semana, você irá se surpreender com a quantidade de atitudes tomadas. Obs.: essa é a ideia da Planilha de Hábitos.

- Estipule o tempo dos deveres e os cumpra. A Técnica Pomodoro é uma excelente aliada para focar nas atividades. No entanto, não ambicione demais. Se você estipular 3 horas seguidas de estudo, muito provavelmente não conseguirá e a frustração virá com tudo, impedindo novas tentativas. Comece com pouco tempo, como 45 minutos, cumpra e faça outra coisa depois. Dentro dos 45 minutos, faça um intervalo também. Veja mais em: Como conseguir estudar?


Que possamos superar esse momento com relativa tranquilidade e que disso possam também surgir coisas positivas. Seguimos!

Como citar este texto
PEREIRA, Vanessa Souza. Dicas para organização pessoal e estudos no período de quarentena. Contornos Educação e Pesquisa, Florianópolis, 2020. Disponível em: <http://www.contornospesquisa.org/2020/03/dicas-para-organizacao-pessoal-no.html>. Acesso em: dia/mês/ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo contato!