Contornos - Educação e Pesquisa: Normalização ou normatização?

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Normalização ou normatização?

Ao longo da maratona de produção de um trabalho acadêmico, pensamos na adequação do texto às normas específicas de apresentação (ABNT, Vancouver, de revistas científicas etc). Mas... como denominar essa atividade? A dúvida é recorrente: o mais correto é dizer normalização ou normatização? 

Segundo Moreno (2008) os dois termos possuem significados e funções diferentes. Normalizar quer dizer "tornar normal", da mesma forma que legalizar remete a "tornar legal" e regularizar a "tornar regular". 

Em Estatística, a palavra normal possui um significado bem específico. Diz-se que uma variável tem ocorrência normal quando apresenta distribuição semelhante à curva de Gauss (figura), ou seja, distribuição simétrica em relação à média e os valores de média, moda e mediana são iguais. Nesse contexto, normal é puramente o mais frequente.

De outro lado, o verbo normatizar possui o significado específico de "regular através de uma norma", sendo, portanto, mais adequado ao denominar a atividade. 

Vale lembrar que esses dados não são regras visto que vários dicionários atribuem o mesmo significado aos dois vocábulos. Entretanto, Moreno defende que o termo normatizar, mesmo sendo considerado "irregular" por alguns autores, teve um processo de criação semelhante a outras palavras (por ex.: dogma - dogmatizar e drama - dramatizar) sendo, dessa forma, também legítimo na complexidade da Língua Portuguesa.

Referência
MORENO, Claúdio. O prazer das palavras: um olhar bem-humorado sobre a Língua Portuguesa. Porto Alegre: L&M Pocket, 2008.

Um comentário:

  1. Perfeito! As leis prestam-se a normatizar, para que haja consenso sobre o que é (ou não é) correto. O normal nem sempre é correto. Exemplo :Embora execrada por alguns,a corrupção tornou- se normal.

    ResponderExcluir